Crenças limitantes que nunca ajudaram as pessoas a serem felizes ou ter sucesso...e seus efeitos.

"Homem não chora"- O homem tem o lado emocional e o racional como todo ser humano e quando não externalizamos nossas insatisfações ou nossos sentimentos eles se manifestam no corpo...muitas vezes se não derrama para fora, "derrame" por dentro.

"Você tem que ser bonzinho"- Os pais com seus discursos refletem nesse caso que ser bonzinho não é ser educado e sim ser permissivo com o outro, colocando as necessidades do outro sobre as minhas. Essa crença limita a auto-afirmação e a defesa dos próprios interesses. O bonzinho em tempos de águas mansas e florescimento sobrevive, mas em períodos de turbulência dificilmente sobreviverá, porque aprendeu a não lutar quando teve que ser permissivo.

"Quem corre cansa quem anda alcança"- Numa era de competição acirrada quem sai na frente bebe água limpa, porque o sentido de orientação(metas), a inteligência perceptiva, prudência e determinação conduzem a bons lugares. Já quem anda geralmente alcança sim, mas o último lugar. Andar pode significar desmotivação, falta de coragem e insegurança porque quando outro vai na frente quem está atrás não corre o riscos dos desafios. A paralisia por análise também gera pessoas que andam devido a dificuldade em tomar decisões.

"Estou muito velho para isso"- Idade não está no corpo, está na vontade. Existem pessoas em vida que já estão mortas há anos e não sabem. A sociedade pode até determinar parâmetros mas a capacidade de análise e descarte é que deverá prevalecer.A preguiça interna gera comodismo. Desafie essa crença mudando o foco e desafiando: "E se você experimentasse o que perderia?" Comece pelo menos tentando que você perceberá que a alegria está no que você não anda realizando.

Willer Mamede
Life e Executive Coach - Desenvolvimento Humano

Nenhum comentário:

Postar um comentário