Os programas de desenvolvimento de lideranças vêm sendo redesenhados constantemente para atender aos novos modelos de gestão que imperam numa sociedade em transformação.
Ultimamente vimos que o Líder Coach vem ocupando o lugar que essencialmente o referencial de Líder Servidor dominava, devido ao diferencial máximo que o processo de coaching preconiza: É preciso ter ferramentas e técnicas de desenvolvimento para além dos discursos de boas atitudes em gestão.
Quando falamos em desenvolvimento, estamos falando de planejamentos, metas, estratégias, ações e comportamentos que gerem resultados e possam ser quantitativa e qualitativamente mensurados por indicadores de performance, os chamados KPI's ( Key Performance Indicators).
No coaching para líderes o trabalho inicia-se com a explicação do que seja o coaching( Coaching education), aceitação do processo pelo cliente e mapeamento dos KPI`s que traduzem os ROE( retorno sobre expectativas) e ROI( retorno sobre investimento). Esse passo inicial é de supra importância porque através dele pode-se acompanhar progressos, mensurar, avaliar e manter/realinhar ações para "high performance". Definidos os KPI's devem ser feitas pesquisas, entrevistas e avaliações para identificar como o líder se encontra diante das necessidades da empresa para em seguida traçar o seu plano de desenvolvimento, uma vez que temos um diagnóstico atual do "onde está" para se definir o "onde se quer chegar".
A segundo passo é analisar o cenário futuro: Qual área revelou Gap(defasagem) e que uma vez alavancada apresentará resultados surpreendentes gerando ganhos em performance e resultados?Defini-se assim, a área em que o cliente(coachee) investirá para desencadear o processo de coaching e mudança.
No terceiro passo o cliente(coachee) estabelece metas específicas, analisa os fatores que o levam a não performar e os que impedem o sucesso naquele segmento. É muito importante que o coach gere consciência, comprometimento e entusiasmo para mudar no cliente.
O coahing enquanto processo estimula a participação devido ao tempo determinado para mudança, 10 a 12 sessões por meta estabelecida. Esse diferencial de tempo curto e resultados rápidos vai de encontro com os princípios de pessoas e organizações - "time is money".
Os passos subsequentes do coaching são fundamentados em ferramentas, modelos e técnicas de promoção do desenvolvimento, respaldado por "perguntas poderosas"que têm o poder da transformação.
Enfrentrar o processo de desenvolvimento é ter que lidar como novos modelos mentais e os riscos dele decorrentes como o perigo, perda e invasão.
Martin P. E. Seligman afirma que "perigo, perda e invasão são ameaças à nossa própria sobrevivência" sendo assim o coaching prepara líderes para lidar com os sentimentos decorrentes dessas ameaças. Medo diante do perigo, tristeza em relação a possíveis perdas e raiva diante da possibilidade da invasão.
A mensuração no decorrer do processo de coaching e ao final, busca verificar os avanços do cliente comparados com os índices apontados nos KPI's iniciais.
Diante de resultados satisfatórios, o coach oferece suporte para a manutenção do novo comportamento e avalia a capacidade do cliente manter-se no propósito da melhoria contínua. Em resultados não tão satisfatórios é aconselhável que o coach não espere chegar ao final do processo para realinhar, gerar maior comprometimento ou mesmo cancelar o trabalho - principalmente quando há discurso de desejo mas comprometimento e práticas incompatíveis.
No trabalho com os líderes existe uma outra etapa imprescidível porém não necessaraimente cumulativa, o Treinamento em Líder Coach que potencializa o líder a conhecer e ter habilidade de aplicar as ferramentas de coaching junto a sua equipe para alavancar desempenho e resultados.
O coach para líderes através de sessões pode ser uma arma valiosa para uma empresa que vislumbra maximização de oportunidades e redução de riscos.
Termino esse texto com uma avaliação de um cliente(líder) que atendi em uma empresa sobre os benefícios que o coaching trouxe para si:
"Tenho mais auto-controle de minhas reações em situações complicadas no trabalho, consigo ser mais paciente, sou mais aceito pelos colegas. Criei projetos pessoais e me sinto mais leve em casa e no trabalho. Tenho também outra visão para meu futuro através de planos e metas que desejo alcançar e vou agir para conseguir atingir meus objetivos. Eu tenho muito a agradecer ao processo de coaching."
Willer Mamede
Life e Executive Coach - Desenvolvimento Humano
willer.mamede@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário